Vacina Meningocócica A, B, C, W e Y (Meningite)
Seu filho possui proteção contra os 5 tipos (A, B, C, W e Y) que mais causam a meningite meningocócica?

VERIFIQUE COM SEU MÉDICO SE A CARTEIRA DE VACINAÇÃO DO SEU FILHO ESTÁ EM DIA.

O que é doença meningocócica?

A doença meningocócica é uma doença infecciosa causada pela bactéria Neisseria meningitidis (1). Essa bactéria pode causar meningite (infecção do cérebro e da medula espinhal) e septicemia (infecção na corrente sanguínea) (1,2). Esses dois tipos de infecções são muito graves e podem levar à morte em até 24 horas (1,2,3).

Como é transmitida?

A bactéria causadora da doença pode ser transmitida por gotículas para outras pessoas, através do beijo, tosse ou espirros (1). As bactérias podem ser transportadas no nariz e na garganta de uma pessoa infectada que não apresenta sintomas, mas podem transmiti-las para outras pessoas (1,6).

Quem está em risco?

A doença meningocócica pode afetar pessoas de qualquer idade, mas afeta principalmente bebês, crianças em idade pré-escolar e jovens.(1)

Quais são os sintomas?

Os sintomas da doença meningocócica podem aparecer primeiro como uma doença parecida com a gripe e piorarem rapidamente (2). Os sintomas mais comuns da meningite são pescoço rígido, febre alta, sensibilidade à luz, confusão, dores de cabeça e vômito (1). Em crianças, esses sintomas podem ser difíceis de perceber ou podem não estar presentes (2). Em vez disso, a criança pode parecer lenta ou inativa, irritada, apresentar vômitos e falta de apetite (2). Uma forma mais grave de doença meningocócica é a septicemia (infecção da corrente sanguínea), caracterizada por erupções roxas escuras e danos rápidos à corrente sanguínea e aos órgãos (1,2). Mesmo quando a doença é diagnosticada precocemente e o tratamento adequado é iniciado, os infectados podem vir a falecer, muitas vezes dentro de 24 a 48 horas após o início dos sintomas (1). Se não tratada, a doença meningocócica pode ser fatal e pode resultar em danos ao cérebro, perda auditiva ou deficiência nos sobreviventes (1).